Wednesday, November 26, 2008

Outono: estação dos sentidos












O Outono é sem dúvida uma estação para os sentidos. Deslumbrantes tonalidades pintam o horizonte a cada esquina. As mudanças de temperatura pincelam a cidade, enquanto as primeiras lareiras aquecem os serões e, as mesas ostentam sabores da quadra, que em cada cultura reserva receitas típicas, fruto da forma imaginativa com que aproveitam o produto da terra.



Para nós este é sem dúvida o período do ano em que a memória recria a tradicional vindima, o vinho doce, o figo e a abóbora.
Todavia, o Outono representa, pelo menos para mim uma renovação. No Outono regressava-se às aulas e à aprendizagem o que significava uma abertura ao mundo do conhecimento e ao engrandecimento pessoal. Toronto é sem dúvida uma bela cidade quando acariciada pelas tonalidades outonais.



Uma cidade de universidades de mérito, que incluíram nos seus programas estudos portugueses, o que espelha bem a importância que a nossa língua tem no mundo. E foi do português ensinado nas universidades da América do Norte que se falou em Toronto numa conferência organizada pelo departamento de português desta Universidade.



Durante três dias teve lugar uma análise da problemática do ensino universitário por diversos professores universitários a leccionar no Canadá e nos Estados Unidos. A temática, embora direccionada para as instituições de ensino superior, convergiu muito com o ensino básico e secundário. As experiências de muitos professores e os seus métodos estratégicos de ensino do português como língua estrangeira – que o é para a maioria dos alunos que frequentam aulas nas comunidades – foram infelizmente desperdiçadas pelos docentes não universitários de Toronto. Esta teria sido uma das poucas oportunidades de valorização profissional e de contactos para os professores comunitários. Não foi decerto por falta de convites da organizacão ou de publicidade nos orgãos de comunicação social.




As ocasiões para formação contínua, nomeadamente oficinas de trabalho ou palestras têm sido praticamente nulas. Por isso, qualquer oportunidade deve ser sempre aproveitada, mormente numa profissão onde as metodologias de ensino precisam de se adaptar aos novos tempos e às tecnologias existentes. O departamento de português da Universidade de Toronto está de parabéns.

No comments: