Wednesday, March 19, 2008

SATA com novos aviões canadianos da Bombardier

A transportadora aérea SATA vai renovar a sua frota com novos aviões para a sua rota regional. A compra deverá ser feita à companhia canadiana Bombardier que não confirma a notícia uma vez que não foi ainda assinado qualquer contrato. O o presidente da SATA, na sua recente deslocação a Toronto, visitou as instalações da companhia responsável pela construção dos DASH Q200 e Q400 num investimento de 111,6 milhões de dólares

*Humberta Araújo
Nove Ilhas

A aquisicão das aeronaves já foi anunciada publicamente pelo presidente do governo açoriano após uma reunião com o responsável do Grupo SATA António Meneses, que deverá regressar ao Canadá. Um porta-voz da companhia em Toronto, confirmou ao Nove Ilhas que a companhia está em negociações com os Açores, mas que até ao momento não foi ainda firmado qualquer contrato.
A nova frota de aviões da SATA Air-Açores deverá vir a ser constituída por aparelhos da família DASH, desta fábrica. A nova frota será constituída por duas unidades do modelo DASH Q200, de 37 lugares, e quatro unidades do modelo DASH Q400, de 80 lugares, num investimento global de 111,6 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 72 milhões de euros.



Segundo adiantou Carlos César, estes aviões constituem a opção mais vantajosa para a região, na medida em que oferecem soluções tecnológicas mais avançadas, têm mais potência, mais velocidade de ponta e maior capacidade de passageiros e de carga, face às outras alternativas existentes no mercado. Das razões que fundamentam a escolha, destacou as seguintes vantagens dos aviões DASH: o modelo Q200 apresenta inegáveis vantagens para a operação no Corvo, Flores, Graciosa, e S. Jorge, permitindo à SATA melhorar substancialmente o serviço aos passageiros nas rotas que servem estas ilhas, introduzindo níveis de qualidade, rapidez e segurança muito superiores aos actuais, o que possibilitará, inclusive, adicionar maior número de frequências. Quanto ao modelo Q400, é, entre todos os turbo-hélices, o mais avançado tecnologicamente, com maior potência, maior velocidade e mais capacidade de passageiros e de carga, na sua classe. É segundo os reponsáveis um aparelho que possibilita voos de melhor qualidade, em termos de tempo, de insonorização, de redução de vibrações, e em termos de qualidade de serviço e de rapidez no embarque e de desembarque de passageiros.
A renovação da frota far-se-á em 2009 e em 2010, prevendo-se, em primeiro lugar, a entrega dos Q-200, enquanto os novos modelos DASH Q-400 só sairão da fábrica em 2010. Mas o presidente do Governo anunciou outras medidas relacionadas com o transporte aéreo, nomeadamente no que se refere à implementação das novas tarifas promocionais para residentes nos voos inter-ilhas.
À excepção dos meses de Junho, Julho e Agosto e a partir de 30 de Março de 2008, a SATA Air-Açores passará a praticar tarifas promocionais em todas as rotas para residentes, correspondentes a, pelo menos, 10% dos lugares oferecidos. Estas tarifas promocionais terão um desconto de 30%. Para além disso, as Flores e a Graciosa passarão a ter um voo ao domingo durante todo o ano, anunciou ainda Carlos César.
Os emigrantes que anualmente viajam na SATA Internacional para a região poderão igualmente usufruir de certas vantagens com as novas aeronaves, nomeadamente no sector de bagagem.

* GaCS