Friday, June 06, 2008

O Espírito e a Função também aqui


Cerca de seiscentas pessoas responderam à chamada da primeira Irmandade do Espírito Santo de Mississauga para a celebração do Pentecostes. Depois da missa, que teve lugar na igreja portuguesa de S. José em Oakville, o cortejo religioso deixou o templo, para dar início a uma curta procissão ao redor da igreja.
Os costumes populares estiveram bastante patentes em todos os aspectos desta celebração açoriana. Em alguns momentos do cortejo era possível reviver as imagens e os cenários da ilha: as coroas, os diálogos, a filarmónica, o choro de uma criança, as recordações de um idoso, o membro da filarmónica a descansar, a estreita canada delineada pelo arvoredo, o andor, a bandeira do arquipélago.
Como ditam os costumes deste festejo em louvor do Espírito Santo, depois de cumpridos os deveres religiosos, chegou o momento da confraternização e do alimento. O caldo, que há muitas horas vinha sendo preparado na cozinha da igreja pelas diligentes cozinheiras e ajudantes, era distribuído com mestria a todos, acompanhado das tradicionais carnes cozidas e depois a alcatra, o bolo e o vinho e refrescos. Uma mesa farta, que simboliza o espírito da dádiva e do quinhão. Aqui partilha-se o gosto pelo memorial, e o reviver de um povo que se reconhece, como nenhum outro, nos símbolos seculares do reinado do império: a coroa, a pomba e o estandarte. Equipados com os símbolos do poder terreno, o povo açoriano encontrou a sua fórmula para fugir ao esquecimento: o império do espírito.
E em Oakville foi possível uma vez mais reviver esta conquista.

Texto e fotos
Humberta Araújo













1 comment:

Rita Rebelo Teves said...

Olá Humberta! Ver estas fotografias também me deu saudades dos tempos que estive aí no Canadá e vivi. Um abraço a todos os açorianos no Canadá, minha terra de coração