Friday, June 06, 2008

Quando a verdade incomoda

Recentemente a Aliança dos Clubes (ACAPO) responsável pela organização das festas da Semana de Portugal em Toronto, reuniu os órgãos de comunicação social e patrocinadores num encontro-almoço para dar a conhecer à comunidade o extenso e bastante diversificado programa das festividades da Semana de Portugal. Uma das grandes novidades desta edição 2008, que já fica conhecida pelo “Mês de Portugal” centra-se no facto desta celebração cultural portuguesa “saltar” a geografia do seu característico espaço sócio-cultural para se dar a conhecer aos canadianos não lusos. Assim, locais de grande valor turístico para o Ontário vão receber também a cultura portuguesa, nomeadamente o “Bata Show Museum”, o “Eaton Centre” entre outros.
O programa da Semana de Portugal já se tornou num acontecimento colectivo de grande valor para o calendário turístico da província e, já foi considerado, como a maior manifestação de portugalidade fora de Portugal.

A iniciativa foi agora contemplada com um apoio do governo da província através do programa “ Celebrate Ontário”, do Ministério do Turismo.
Os fundos públicos, que resultam dos impostos de todos os canadianos, entre eles os trabalhadores luso-canadianos, são propriedade pública e, como tal, devem ser disponibilizados sempre que sejam solicitados. Na conferência de imprensa fomos informados que a festa estava orçada em 400 mil dólares, montante que será coberto pelo generoso apoio de muitos patrocinadores portugueses e pelo Ministério do Turismo. Como qualquer jornalista profissional e interessado nos factos, solicitamos à ACAPO informações sobre o montante que a instituição vai receber do governo. À segunda tentativa, a sugestão foi a de que teríamos de perguntar ao Ministério do Turismo (!!!), uma vez que a informação faz parte do registo público e que como tal o ministério “teria muito prazer em facultar esta informação.” E assim fizemos.
A gentileza do ministro Peter Fonseca foi tal, que se deu ao trabalho de ligar à jornalista pessoalmente para providenciar todos os dados no passado dia 27. Assim sendo os portugueses e as associações - entidades públicas – ficam a saber que o governo vai dar mais de 73 mil e seiscentos dólares, os quais devem ser gastos em determinados sectores da Semana de Portugal, que garantem maior número de participantes, mais envolvimento na organização e presença de artistas e outros personalidades que enriqueçam a festa cultural portuguesa.
A “indisponibilidade" da Aliança em fornecer estes dados deixou igualmente o ministro surpreso, que fez questão de publicamente anunciar na cerimónia oficial da abertura da Semana de Portugal no consulado, o montante que o ministério disponibiliza para a festa portuguesa!

No comments: