Wednesday, November 26, 2008

A crise e a comunidade


Os tempos são de reflexão. A economia de cada indivíduo está directamente relacionada com o país onde reside e a comunidade global. A nada somos indiferentes. Mesmo se a escolha fosse ignorar o que se passa à nossa volta seria impossível, pois muitos factores exteriores, influenciam o nosso dia a dia. Daí a actualidade de um seminário promovido pela Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP) para analisar a situação económica actual. Longe de fomentar o “desconforto”, esta iniciativa teve por mérito dizer de forma profissional aos seus membros que a contracção económica é uma realidade, que muitos sectores essenciais para a vida económica da comunidade vão de certo modo ser afectados, nomeadamente a construção civil, o crédito e a imobiliária. São para estas ocasiões que as associações profissionais servem, a par do trabalho constante feito anualmente de formação e informação daqueles que representam. Os portugueses estão preocupados, na maioria dos casos porque desconhecem – até os peritos têm dúvidas – na sua totalidade os factores que estão a influenciar a economia mundial, e consequentemente os seus empregos, as suas dí-vidas ou poupanças. Portanto, nada melhor do que estar informado sobre o que acontece à sua volta, compreender todas as facetas do problema e encontrar dentro do seu próprio meio fórmulas de encarar a crise e assim aliviar os seus impactos. 
Nestas circunstâncias, nada melhor do que as associações com representatividade comunitária chamarem a si a responsabilidade de fomentar a discussão e alargar a sua esfera de influência, saindo do mero jantar e baile para mergulharem em questões que afectam directamente a vida dos portugueses.
Sem conhecimento do que se passa será muito mais dificil encarar as dificuldades. Daí que importa expandir as actividades das nossas organizacões, para que assim possam melhor representar a comunidade e chamar a si um número mais atractivo de associados e amigos.

No comments: