Thursday, February 19, 2009

Cantou sim! Mas para portugueses




A cantora portuguesa Mariza parece ter uma missão na vida como artista: mostrar aos estrangeiros o Portugal de hoje. Um país de orgulho, de ricas tradições culturais e que em nada fica atrás dos outros. É este Portugal que a cantora se vê na “obrigação” de levar mais longe.
A artista também reco-nhece, que os portugueses talvez se venham a sentir um pouco magoados, com uma das suas verdades: «Eu não trabalho muito para as comunidades portuguesas».
E tal compreende-se, pois a artista não é só uma voz portuguesa acarinhada pelos portugueses a viver fora, moldados pela saudade. Mariza mostrou em Toronto ser sobretudo, um produto dos tempos em que vive moldados pela internacionalização da cultura e dos espaços que vai conhecendo, das vozes com as quais vai comungando melodias e de uma perspectiva nova, que passa por um Portugal a-berto, moderno.
Mariza é também o resultado da disciplina e da profissionalização fórmulas para vencer e para arrancar um lugar junto das me-lhores vozes da música internacional de hoje. Mariza é sem suspeita uma diva, que conhece os limites e os horizontes do "marketing", da imagem, da Internet e da globalização.
Foi para mim, como decerto para um Massey Hall cheio, uma noite para não esquecer.
Depois da entre-vista, o espectáculo. Um apreciar de diferentes fa-cetas da artista num palco maduro, onde foi possível reconhecer sons da grande comunidade de língua portuguesa, onde o fado foi mais além numa caminhda que se expande, levando consigo o sentir luso a outras paragens e bebendo delas outros horizontes e musicalidades.
Mas diga Mariza o que disser. Em Toronto, Mariza cantou para os portugueses, pois embora teimasse dirigir-se ao público em inglês, a língua era sem dúvida a portuguesa e o português, foi sem dúvida aquele público fiél que encheu o Masey Hall.

1 comment:

Francisca said...

Olá!!
Chamo-me Maria Francisca e fui colega do Lucas na Escola Básica de S. Pedro (na Mãe de Deus) e na Roberto Ivens (em S. Miguel, Açores).
Gostaria de retomar contacto convosco.
Beijinhos da Maria
meu mail: mariambsc1@hotmail.com