Wednesday, November 26, 2008

Ensino da Lingua portuguesa


O português nas universidades da América do Norte foi um tema discutido durante três dias na Universidade de Toronto numa iniciativa do Departamento de português daquela instituição de ensino superior.
Um tema, que embora direccionado para as universidades, convergiu muito com o ensino básico e secundário. As experiências e modos de ensino de muitos dos professores presentes podem ser adaptadas a estratégias para o ensino básico e secundário, numa altura em que o ensino da língua portuguesa deve ser visto como o ensino de uma segunda língua requerendo formação especializada e contínua de professores, muitos deles seguindo um sistema que se encontra divorciado da realidade actual do ensino nas comunidades. Entre muitos temas tratados destaque para ensino da língua e aprendizagem, implicações do acordo ortográfico, língua e cultura fora da sala de aula, o papel da família na diversidade cultural, literatura portuguesa ao nível universitário, boas estratégias de aprendizagem, propósitos pedagógicos, português e brasileiro na sala de aula, material didáctico entre outros. Temas que para os académicos presentes possibilitou uma visão mais abrangente da situação actual e dos muitos caminhos a tomar para o ensino do português como língua estrangeira nas universidades.
A necessidade dos professores se manterem atentos às modificações pedagógicas do ensino do português só é possível “se os docentes tiverem interesse numa formação permanente e se ajustem aos desafios na sala de aula”. Como na altura foi defendido, “o professor não pode ser obrigadoa comparecer a simpósios ou oficinas. Todavia, uma das suas responsabilidades, como bom profissional é manter-se a par do que se passa na sua profissão e isto só é possível com uma formação profissional contínua e o aproveitamento de oportunidades, como esta em Toronto, onde as questões do ensino da língua portuguesa surgem”. 
Um dos desafios deixados neste fórum esteve relacionado com a necessidade da coordenação do ensino se envolver mais nas questões da formação contínua de professores, nomeadamente na organização de acções concertadas com apoio de especialistas na área das metodologias de ensino de uma segunda língua. 
Os trabalhos destes três dias de congresso incluíram intervenções de docentes da Universidade de Toronto, York, Brown, coordenadora do ensino de português nos Estados Unidos, e representantes da Associação dos Portugueses no Estrangeiro, Instituto Camões, Palcus e Congresso Luso Canadiano. 

Humberta Araújo

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