Monday, January 28, 2008

Sata baixa tarifas inter-ilhas



Porto de Vila do Porto sob a intempérie 1991


SATA
Tarifas mais baixas nas ilhas

A SATA-Air Açores vai passar a oferecer tarifas promocionais inter-ilhas durante nove meses por ano anunciou recentemente o secretário regional da Economia.
Segundo Duarte Ponte, o Governo dos Açores, em concertação com a transportadora aérea regional, espera poder publicar, ainda em Fevereiro ou então em Março, um tarifário promocional, naturalmente com restrições, a vigorar no período de 1 de Setembro a 31 de Maio.
O governante avançou com estas explicações no debate, no parlamento açoriano, de uma proposta de Resolução, da iniciativa do CDS/PP, recomendando ao Governo que promova o estabelecimento de tarifas promocionais nos voos da SATA-Air Açores. Para o secretário regional da Economia, a proposta do CDS/PP é realista, daí que mereça a concordância do Executivo, ao contrário dos números avançados pela bancada social-democrata. Defender a descida das tarifas internas em 20 por cento, como faz o PSD, constitui uma proposta “irreflectida e demagógica”, considerou.

Ensinos católico e publico
Apoiam financeiramente “On Your Mark”

A importância do programa e do trabalho dos voluntários que fazem do programa de explicações para estudantes portugueses com dificuldades escolares “On Your Mark” foram já reconhecidos pelos conselhos executivos do ensino católico e publico. Este reconhecimento veio na forma de ajuda financeira da ordem dos 60 mil dólares por cada conselho executivo. "On Your Mark" é mais uma das iniciativas da "Working Women", organismo que conta com vários protocolos de cooperação com os Açores.



Voluntariado "On Your MArk"

O voluntariado e a inovação têm sido o combustível que tem feito rodar com sucesso “On Your Mark”, um programa de apoio a jovens luso-descendentes com problemas escolares. O sucesso é tal que os conselhos executivos do ensino público e católico decidiram apoiar financeiramente com 60 mil dólares cada, o programa. A funcionar na sua maioria com jovens estudantes universitários, que apoiam os seus compatriotas voluntariamente, o “On Your MArk” tem permitido, que muitos estudantes com problemas na escola, consigam prosseguir os seus estudos com sucesso. O sucesso do voluntariado, que está na base de muitos outros programas do “Working Women Community Centre”, foi no passado dia 22 reconhecido pelas responsáveis do centro.
Actualmente trabalham voluntariamente para o “Working Women”mais de quatrocentas pessoas, na sua maioria mulheres, de varias nacionalidades, que dão o seu tempo voluntariamente para ajudar aqueles com dificuldades. Os serviços que vão desde a tradução, explicações, apoio a adultos, grupos de inter-ajuda, emprego, formação profissional, saúde entre outros, dependem muito da boa vontade das voluntárias e no espírito de inovação do centro para responder aos desafios e equipar os indivíduos com as ferramentas para o sucesso. Esta iniciativa de reconhecimento do voluntariado foi também um momento para troca de impressões entre os presentes.
O Working Women Community Centre foi criado em Junho de 1976 com o objective de apoiar as mulheres recentemente chegadas ao país através do aconselhamento nas áreas do pré - emprego e consolidação do mesmo. Os grupos étnicos para os quais o centro foi no seu início criado centraram-se em volta das mulheres portuguesas, latino-americanas, das Caraíbas e Africa.

DIVINO
III Congresso Internacional das Festas do Divino

Grandes convidadas são as Comunidades


Espírito Santo em Oakville

A tradição do Divino Espírito Santo nas comunidades é uma das marcas indeléveis da identidade açoriana na diáspora. Por toda a parte onde vivem açorianos, o culto ao divino é uma realidade que passa de geração em geração. Do Brasil às Bermudas, Estados Unidos e Canadá o Espirito Santo é uma presença forte da cultura açoriana e marca já o calendário religioso e profano das comunidades. Uma tradição que se abre também aos estrangeiros que se foram acostumando a ruas fechadas e a sopas distribuídas a todos. A celebração do divino tem sido durante os tempos e muito particularmente nas últimas décadas, tema de muitos estudos académicos. A importância do simbolismo e as transformações e adaptações do divino é tal que a região autónoma vai pela terceira vez organizar mais um Congresso Internacional sobre as Festas do Divino, que este ano irá decorrer, entre 15 e 19 de Maio em Angra do Heroísmo.



Esta é uma iniciativa da Direcção Regional das Comunidades (DRC) e da presidência do governo regional que surge na sequência das duas primeiras edições, realizadas nos estados brasileiros de Santa Catarina e Porto Alegre. Esta III edição pretende assim “dar continuidade aos temas então desenvolvidos, tratando aspectos que desvendem as evoluções que conduziram às actuais manifestações em louvor do Espírito Santo”. Os interessados em participar neste evento podem obter mais informações e ficha de inscrição através do http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-drcomunidades/. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 31 de Março.

No comments: