Monday, October 15, 2007

Famílias lusas com apoio para ajudar filhos na escola

A necessidade do envolvimento das famílias imigrantes portuguesas nas actividades escolares dos seus filhos/as há muito que vem sendo debatido na comunidade portuguesa em Toronto

Um debate que tem envolvido professores, responsáveis escolares, estudantes e famílias. Agora o Congresso Nacional Luso-Canadiano anunciou o lançamento de um projecto para ajudar as famílias lusas no apoio ao sucesso escolar na família. O projecto intitulado “Pais Para o Sucesso de Estudantes ” vai ter a duração de
seis meses e conta com o financiamento do Fundo de Ajuda aos pais do Ministério da Educação. Na base deste apoio está o entendimento de que é necessário “trabalhar a capacidade dos pais luso-canadianos em se envolverem mais na educação dos filhos.”

Segundo Ana Fernandes, presidente da Rede de Educadores Luso-Canadianos, “a preparação e o envolvimento dos pais é a chave para o melhoramento dos desafios académicos desta comunidade. Temos que encorajar e preparar oportunidades relevantes para que mais pais se possam envolver activamente na educação dos filhos”.

Em colaboração com as comunidades luso-canadianas de Hamilton, Kitchener-Waterloo e Toronto, as componentes principais do projecto “Pais para os sucessos dos estudantes” incluem a implementação de uma sondagem sobre as áreas em que os pais sentem dificuldades, o desenvolvimento e a tradução de recursos educativos úteis, assim como a organização de oficinas de trabalho e sessões de treino nas comunidades participantes. As oficinas de trabalho terão lugar no final do Verão e no início do Outono e vão incorporar uma componente teatral.

Tal como o presidente do Congresso, Emanuel Linhares, afirmou, “o Congresso está feliz por lançar esta nova iniciativa para alertar para a importância do envolvimento paternal na educação das crianças. Ao centrarmos a nossa atenção nos pais luso-canadianos para que se tornem mais activos na educação dos filhos, estamos a preparar a base para um melhor aproveitamento escolar. Esperamos poder implementar o projecto com muito sucesso e poder trabalhar com as comunidades que nele estão envolvidas”.

Criado em 1993, o Congresso é uma organização nacional que representa cerca de 400 mil Canadianos de origem portuguesa. O Congresso trata de assuntos que afectam a comunidade luso-canadiana através de uma rêde de 35 Directores, Delegados e representantes locais em todo o país. O Congresso desenvolve e implementa projectos que visam responder às necessidades comunitárias. Projectos actualmente em curso incluem: Projecto Força, Projecto Viva! Saúde, e Pais Para o Sucesso de Estudantes.

No comments: