Monday, October 15, 2007

Immigration Museums - Azores/Canada


Cooperação entre instituições
Galeria dos Pioneiros e Museu da Ribeira Grande


Recolher a memória da emigração é uma responsabilidade da comunidade portuguesa. A pouco e pouco passos vão sendo dados neste sentido. Um deles é o protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande, ilha de S, Miguel e a Galeria dos pioneiros em Toronto no passado mês de Agosto


Uma nova fase de cooperação pode vir a ser uma realidade após a visita do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande à Galeria dos Pioneiros, em Toronto. Após protocolos de cooperação recentemente assinados entre a Direcção Reginal das Comunidades dos Acores e a instituição canadiana, a deslocação de Ricardo Silva culmina uma série de contactos entre os museus para que seja desenvolvido um trabalho conjunto mais alargado.
A Ribeira Grande, concelho de onde sairam muitos imigrantes para o Canadá é a entidade responsável pla gestão do Museu, o único do gênero na região. Esta instituição, que está a dar os primeiros passos, possui já espaço e um apreciável espólio oferecido por imigrantes e suas famílias.
A coincidir com a visita de Ricardo Silva estará patente na Galeria dos Pioneiros uma colecção de fotos da primeira emigração de 1954, que depois seguirá para Montreal e Hamilton. A colecção vai ser depois doada ao Museu da Ribeira Grande. O presidente daquele Câmara micaelense visita Toronto nos dias 16 e 17 de Agosto para assinar um protocolo entre a Galeria dos Pioneiros de Toronto e o Museu de Emigração Açoreana. Aproveitando esta deslocação ao Ontário, Ricardo Silva vai encetar contactos com a comunidade Ribeira Grande aqui residente. O recuperar da memória da emigração para o Ontário é cada vez mais premente, uma vez que muitos dos pioneiros deste movimento, cumprindo o ciclo natural da vida, vão deixando o mundo dos vivos e com o seu desaparecimento vai-se também muitos aspectos que podem ser ainda desconhecidos. Os artefactos e a memória das histórias são aspectos de especial importância para a riqueza museológica relacionada com a emigração.
CC/NI

No comments: