Thursday, January 05, 2006

RTP-INTERNACIONAL - Quem paga? Who pays?

RTP-i no Canadá está a dar que falar…
RTP internacional…quem deve pagar?
Dê a sua opinião - Give us our opinion

Televisão portuguesa para os luso-canadianos está a criar algum mal-estar. Após uma longa espera a comunidade terá agora acesso à internacional, mas a um preço considerado elevado. Neste sentido o grupo “ad hoc” criado para estudar o caso pediu já à RTP-I esclarecimentos. Espera-se assim que a RTP Internacional esclareça o valor das receitas a receber pela transmissão da sua programação no Canadá,distribuída pela empresa de cabo Rogers. Tudo isso acontece quando se sabe que a Rogers Cable Communications pagou um determinado montante á televisão portuguesa para assegurar a distribuição levando 14. 94 dólares por mês aos portugueses. Em declarações à Lusa, Nellie Pedro, do Comité "ad hoc" para a RTP Internacional, sublinhou ter recebido de "David Purdy, vice-presidente da Rogers Cable Communications, uma resposta de que essepreço a cobrar se deve a um valor que a companhia irá pagar à RTP". "É importante obter agora uma clarificação da RTPInternacional, dado que, como me disse o Director de AntenasInternacionais da RTP, Lopes Araújo, a RTP está a oferecergratuitamente o seu sinal nos Estados Unidos e no Canadá",acrescentou.
Entretanto, Lopes de Araújo o director de antenas internacionais da RTP disse a propósito não ter qualquer responsabilidade no preço a cobrar pela Rogers para permitir aos portugueses o acesso à internacional, afirmando ainda que o canal tem sinal aberto e gratuito no Canadá. "No acordo que firmámos com a empresa distribuidora de canaispor cabo em Toronto, a Rogers Cable Communications, não está fixadonenhum valor para a distribuição da RTPi", disse Lopes de Araújo àAgência Lusa.Por outro lado, a Rogers cobra 2,45dólares canadianos pelo canal italiano RAI. Segundo o vice-presidente da Rogers, David Purdy, "o preço acobrar deve-se a um valor que a companhia irá pagar à RTP".


RTP International..should the Portuguese in Canada pay more than other group for watching portuguese TV from the mainland?
What do you think about this issue when Rogers is asking from the Portuguese community more per month than it is asking for the Italians for exemple?

GIVE US YOUR OPINION

1 comment:

island said...

Choices have to be made. Informed choices, for sure. Knowledge is power. The problem is when people do not have access to the facts.
Thank you for your input.